Ainda é necessário lubrificar o ar comprimido para aplicações pneumáticas?

Os lubrificadores têm sido usados em sistemas de ar comprimido por muitos anos. Eles são o “L” em FRL (Filtro/Regulador/Lubrificador). Eles são projetados para colocar vapor de óleo no sistema pneumático.

imagem mostrando a lubrificação do ar comprimido

Porém cada vez mais as novas máquinas de automação pneumática não mais utilizam lubrificadores em suas linhas, vamos explicar por quê.

Antigamente os componentes pneumáticos (principalmente as válvulas e cilindros) usavam borracha natural e até mesmo couro. Esses materiais precisavam de lubrificação para garantir uma boa vedação e reduzir atrito, aumentando a vida útil. O lubrificador foi desenvolvido exatamente para fornecer vapor de óleo constantemente para essas vedações.

Vedações usadas atualmente

Os componentes pneumáticos modernos evoluíram muito ao longo do tempo, especialmente as vedações. Hoje, o material mais comum para vedação é borracha nitrílica, que é um componente sintético, algumas vezes com misturas de teflon para reduzir atrito. Isso permite uma vedação sem necessidade de lubrificação adicional no sistema.

As válvulas também são montadas com uma graxa especial para revestir e proteger as superfícies de vedação que entram em contato com roscas e são feitas para resistir a degradação durante todo sua vida util.

Situações em que lubrificadores são necessários

Apesar dos componentes de automação modernos como cilindros e válvulas já não precisam mais de lubrificação ainda existem várias aplicações onde a lubrificação do ar comprimido é recomendada. A principal aplicação é no uso de ferramentas pneumáticas como parafusadeiras. Essas ferramentas requerem lubrificação periódica para sua adequada manutenção e o uso de um lubrificador nesse caso é importante. Outros componentes que incluem motores pneumáticos também precisam de lubrificação. O óleo normalmente usado para lubrificação do ar comprimido é o SA10.

“O óleo normalmente usado para lubrificação do ar comprimido é o SA10.”

Se você tiver uma linha de automação com válvulas e cilindros e nessa mesma linha tenha uma ferramenta pneumática, recomendamos que somente lubrifique a ferramenta. Com isso você economizará lubrificante, utilizará um lubrificador menor e ainda aumentará a vida útil de todo o sistema.

Além disso, o ar vaporizado no ar comprimido pode ter que passar por uma longa tubulação fazendo que o vapor saia de suspensão antes de chegar na aplicação. Importante lembrar que para usar lubrificantes, você terá que ter um controle maior sobre a sua manutenção.

Muito comumente máquinas tem problemas diretamente relacionados com a má manutenção do lubrificante do ar comprimido. Se o lubrificador ficar sem óleo, o óleo dentro do sistema tenderá a secar, causando um efeito de “grude” dos componentes afetando seu funcionamento. Por isso é importante mencionar que não é recomendado remover a lubrificação de uma linha pneumático depois desta ter sido lubrificada por um tempo.

“Não é recomendado remover a lubrificação de uma linha pneumática depois desta ter sido lubrificada por um tempo.”

Para concluir, o uso inadequado de óleo pode causar vapor de óleo escapar no ambiente.

Afinal, lubrificar ou não lubrificar o ar comprimido?

Como mencionado, os avanços de materiais de vedação minimizaram muito a importância dos lubrificadores em sistemas de ar comprimido.

Para as novas aplicações de automação pneumático recomendamos que não utilize mais lubrificação do sistema e somente coloque um filtro regulador na entrada da linha. Caso utilize uma ferramenta pneumática que precise de lubrificação, coloque um lubrificador pequeno somente para essa aplicação, em um lugar visível e fácil de manter.

Se o seu sistema já foi lubrificado por muito tempo, mantenha a lubrificação e lembre-se de manter o nível de óleo adequado.

Assista o vídeo em nosso canal onde falamos sobre a necessidade ou não de lubrificar o ar comprimido

imagem do vídeo explicando a importância de lubrificar o ar comprimido

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