O que é um teste de estanqueidade?
Os testes de estanqueidade são importantes para garantir que as peças produzidas estejam perfeitas, sem rachaduras e imperfeições. Esse tipo de controle é fundamental para garantir que o processo de produção é robusto.
Normalmente o teste de estanqueidade pneumático envolve a pressurização da peça em teste para verificar de vazamentos. Essa verificação pode ser feita por queda de pressão ou monitoramento de vazão.
Fabricação do teste sob medida
Somos especialistas na fabricação de testes de estanqueidade para peças fabricadas em diversas indústrias.
Desenhamos e fabricamos o sistema de teste para atender a necessidade do cliente. Algumas peças são comuns aos diversos testes que realizamos, porém sempre temos que customizar o teste para alguma necessidade específica.
Informações básicas para definição do sistema
1- Pressão do teste: qual a pressão de ar que a peça precisa ser testada. Algumas vezes o cliente solicita a realização do teste de estanqueidade para mais de uma pressão, como por exemplo um teste realizado com 3 e outro com 7 bar de pressão de ar.
2- Vazamento máximo permissível: precisamos saber qual o vazamento máximo permitido para a peça, para com isso determinar a precisão necessária para o equipamento. Um exemplo mais comum é testar uma peça para um vazamento máximo de 3cc/min. Um vazamento acima disso irá considerar a peça reprovada, vazamentos abaixo disso serão aceitados e a peça será aprovada.
3- Detalhes da peça: Para saber qual o volume de ar que deve ser utilizado no teste e como iremos fixar a peça no dispositivo de teste. É possível fabricar dispositivos de teste para várias peças, em alguns casos temos que criar berços específicos para cada peça.
O teste mais comum de estanqueidade é feito por variação de pressão. O sistema irá pressurizar a peça e um sensor de pressão com alta precisão irá medir a queda de pressão causada pelo vazamento.
Os sistemas de estanqueidade são entregues dentro de um painel de controle com uma tela (touchscreen) de interface com o usuário. Nessa tela o usuário pode configurar o teste para diferentes peças e ver o resultado do teste em tempo real.
A variação de pressão é convertida em vazão, indicando o resultado para o operador. Em alguns casos onde o cliente precisa de uma precisão maior de aferição do teste de estanqueidade e o ambiente possui alta variação de temperatura é importante incorporar um sistema de medição e compensação da temperatura na aferição do teste.
Normalmente a aferição do sistema é feito no início de cada turno de produção através de peças de prova que passam e não passam no teste.
O sistema será totalmente configurado para atender a necessidade do cliente.
Sobre a MTi
Somos especialistas em soluções pneumáticas e fornecemos produtos da mais alta qualidade com um excelente custo benefício.
Entre em contato para ajudarmos em seu projeto.