Os dois tipos de compressores de ar mais comuns são o tipo Pistão e Parafuso. O compressor de parafuso é mais moderno, tem um custo inicial de aquisição um pouco menor, porém traz importantes economias ao longo prazo, por isso consideramos a melhor opção para a maioria das aplicações.
Funcionamento dos compressores parafuso vs pistão
O compressor de parafuso somente tem 2 partes moveis, que não estão em contato direto entre elas, por isso tem um funcionamento com menos possibilidade de falhas.
Já o compressor de pistão tem várias partes móveis, como o pistão, virabrequim, válvulas… causando mais desgaste e mais chances de falhas.
Ciclo de utilização do compressor
O compressor de parafuso pode ser utilizado continuamente por 24 horas devido ao seu funcionamento com baixo aquecimento e poucas partes moveis.
Já os modelos de pistão devem ter um uso intermitente fazendo necessário compressores e reservatórios maiores.
Vibração e ruído dos compressores
A vibração e ruído do compressor de parafuso é significativamente menor do que o compressor de pistão.
Por essa razão, normalmente os compressores de pistão são montados mais afastados da aplicação e muitas vezes com bases especiais e proteção anti-ruído. Causando maiores custos de instalação e conexões.
Lubrificação do compressor
O compressor de parafuso utiliza muito menos lubrificação do que o compressor de pistão. Isso gera um ar comprimido com menos óleo e um custo de manutenção muito menor. A troca de óleo do compressor de parafuso é significativamente menor do que a troca de óleo em compressor de pistão.
No compressor de pistão é necessário trocar o óleo a cada 200 horas, enquanto no parafuso só precisa fazer a troca a cada 8 mil horas, ou seja, são 40x mais que no compressor a pistão.
Custos do compressor parafuso vs pistão
O custo de aquisição do compressor de parafuso é um pouco maior, porém como mostramos acima, o custo de manutenção e ao longo de sua vida útil acaba sendo muito menor. Normalmente o custo adicional de aquisição é compensado em 1 ano de operação.
Resumo dos benefícios do compresso de parafuso sobre o de pistão:
- Maior eficiência, ou seja, mais vazão de ar por potência do motor (CV). Por tanto, maior economia de energia
- Durabilidade e confiabilidade superiores, projetado para operar 24h/dia
- Menor espaço físico ocupado
- Menor custo de manutenção
- Menor nível de ruído
- Fluxo de ar contínuo, livre de pulsações
- Menor descarga de óleo na rede de ar comprimido
Entre em contato para ajudarmos a especificar e orçarmos seu compressor.