Como especificar e comprar uma válvula borboleta

imagem de válvulas borboleta

As válvulas borboleta são as válvulas mais utilizadas em processos industriais e controle de fluido, por serem econômicas e confiáveis. A válvula borboleta é uma válvula de bloqueio de fluidos com uma construção relativamente simples. Na posição fechada, o disco bloqueia a passagem de fluido e com um quarto de volta esse disco é girado permitindo a passagem do fluido. Para saber mais sobre válvulas borboleta veja nosso artigo completo aqui.

Os principais pontos para especificar uma válvula borboleta são:

  1. Tamanho
  2. Fluido
  3. Pressão
  4. Montagem
  5. Atuação
  6. Ambiente, vazamento permitido, outros

1- Tamanho

As válvulas borboletas são fabricadas em diversos tamanhos, chegando até centenas de polegadas de diâmetro. Quanto maior o diâmetro da válvula, maior a vazão de fluido permito em sua passagem.

2- Fluido

Praticamente todo tipo de fluido pode ser controlado por uma válvula borboleta, porém o tipo de fluido irá determinar os materiais usados na fabricação do corpo, disco e vedações da válvula. Os fluidos mais comuns, como água por exemplo, utilizam vedações de borracha. Já fluidos mais agressivos podem necessitar de vedações metal/metal, sem a presença de vedações moles.

Além disso, é muito importante considerar a temperatura em que o fluido passará pelas válvulas, influenciando também na seleção do modelo e vedações.

3- Pressão

O diferencial de pressão que a válvula será submetida é também um fator importante na especificação da válvula. As versões comuns são para pressões abaixo de 10bar de pressão, porém existem válvulas borboleta para aplicações em altas pressões.

4- Montagem

As válvulas borboleta possuem diferentes opções de montagem, sendo as mais comuns:

Wafer – versão mais simples, nesse caso a válvula é pressionada entre duas flanges. Com a válvula borboleta do tipo wafer é necessário despressurizar os dois lados do sistema para substituir um lado da tubulação.
Lug – a válvula borboleta com montagem lug é conectada a cada flange de uma maneira independente, permitindo a substituição de um lado da tubulação sem ter que despressurizar o outro lado.
Flange – nesse caso a válvula borboleta já vem com as flanges de montagem.

imagem das opções de montagem de válvulas borboleta

5- Atuação

A válvula borboleta pode ter uma atuação manual ou automatizada.

– Manual: normalmente através de uma alavanca ou através de um disco com engrenagem.

– Automatizada: pode ser automatizada com atuador pneumático, elétrico ou hidráulico.

6- Outros fatores a se considerar

Outros fatores que devem ser considerados na especificação da válvula borboleta são:

– Ambiente: ambientes mais agressivos podem requerer materiais especiais de construção para aumentar sua vida útil.

– Vazamento permissível: todas as válvulas têm algum nível de vazamento. Em alguns casos é importante reduzir o vazamento à praticamente zero para a segurança do processo.

– Frequência de acionamento: caso a válvula borboleta tenha uma frequência de acionamento alta, será necessário avaliar vedações especiais para diminuir o desgaste e aumentar a vida útil.

– Manutenção: também deve-se levar em conta a frequência de acesso e manutenção esperado para definir a melhor opção de montagem.

– Experiencia e garantia do fornecedor: é importante comprar uma válvula borboleta de fornecedores com experiencia, que possam oferecer uma solução com bom custo benefício, mas também possa apoiar e qualquer questão técnica ou de garantia.

Nós da MTi somos especialistas em todo tipo de válvula borboleta. Entre em contato para um orçamento sem compromisso.

Categorias dos Artigos

Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?