O que é uma válvula fire safe?
Uma válvula é considerada a prova de fogo quando ela é capaz de manter a vedação e conter o fluido mesmo quando envolvida por um incêndio.
Nos últimos anos, muitos fatores contribuíram para o aumento da demanda por válvulas seguras contra incêndios. Engenheiros e gerentes de fábricas têm enfrentado o aumento de custo do seguro por responsabilidade e danos materiais. Houve um endurecimento das normas ambientais e de segurança. Além disso, o custo de substituição de bens danificados e as despesas de limpeza pós-incêndio aumentaram muito.
A MTi oferece uma variedade de opções de válvulas de esfera Fire Safe para aplicações de válvulas onde a integridade operacional deve ser mantida antes, durante e depois de um incêndio. Essas válvulas garantem um fechamento seguro e evitam vazamentos externos no tremendo calor de um incêndio industrial.
Norma de teste API 607
Estas válvulas devem ser certificadas pelas normas ISO 10497/API 607, que especificam o método de teste, cujo princípio é que a válvula deverá ficar fechada e envolvida por chamas a uma temperatura que varia entre 750 e 1000°C. Durante um período de 30 minutos, vazamentos internos e externos são monitorados e registrados.
Funcionamento da válvula fire-safe
Em uma situação de incêndio, as válvulas Fire-Safe mantém o fluido seguro. Essas válvulas possuem vedações (normalmente de teflon) que quando submetidas ao fogo, se decompõem. Mas a válvula ainda possui vedações de grafite e além disso formam uma vedação metal / metal nessas condições, impedindo que o fluido escape.
Sobre a MTi
Somos especialistas em fornecer válvulas de processo e inclusive a válvula de esfera Fire Safe, entre em contato para te ajudarmos em sua aplicação.