A válvula borboleta é uma válvula de bloqueio ou controle de fluidos com uma construção relativamente simples. Na posição fechada, o disco bloqueia a passagem de fluido e com um quarto de volta esse disco é girado permitindo a passagem do fluido.
A versão básica de uma válvula borboleta é com acionamento manual, normalmente uma alavanca ou caixa de redução (quando a válvula é grande). Porém existem diversas opções para automatizar o controle, principalmente com atuadores pneumáticos ou elétricos. Nós somos especialistas em soluções de automações de válvulas, entre em contato.
Opções de acionamento de válvulas borboleta
Manual com alavanca: alavanca com giro de 90 graus para abrir e fechar a válvula.
Manual com volante: o volante é normalmente acoplado a uma caixa de redução para permitir a abertura e fechamento manuais de válvulas que requerem um torque maior para serem atuadas.
Atuador pneumático: O atuador pneumático é uma opção simples que permite a abertura e fechamento da válvula borboleta com baixo custo. O atuador pneumático tem opção de ser de dupla ação ou simples ação (com retorno por mola) para garantir o fechamento da válvula mesmo em caso de queda de pressão. Quando for preciso o controle da % de abertura da válvula, é necessário a utilização de um posicionador para o atuador pneumático.
Atuador elétrico: O atuador elétrico necessita apenas de energia elétrica para seu funcionamento. Ele pode facilmente convertido para controle proporcional.
Veja nosso artigo explicando a diferença entre atuadores pneumáticos e elétricos.
Nós somos especialistas em soluções de automações para válvulas borboletas, entre em contato e te ajudamos em sua aplicação.