As válvulas gaveta e guilhotina são parecidas e tem muita semelhança, porém também algumas diferenças. Nesse artigo vamos discutir as similaridades e diferenças entre esses tipos de válvulas.
A principal característica dessas válvulas está em sua mínima obstrução à passagem do fluxo, quando totalmente aberta, proporcionando baixa turbulência. Normalmente empregada em processos que não requerem frequentes operações, pois seu processo de abertura e fechamento é lento.
As duas válvulas são usadas para bloqueio de um fluido (on/off). Tanto a válvula gaveta quanto a válvula guilhotina devem sempre trabalhar completamente abertas ou fechadas, isolando o fluxo do sistema. As válvulas atuam de uma forma muito similar, através de um disco (guilhotina ou gaveta) subindo e descendo na tubulação para fazer a abertura ou bloqueio do fluido.
Essas válvulas não são recomendadas para controle proporcional de fluxo pois quando parcialmente fechada, a pressão do fluido contra a cunha gera uma vibração que pode danificar o assento e o disco. Além disso, os dois modelos são projetados para operarem com abertura e fechamento lento, evitando, assim, o efeito do golpe de aríete.
Esses modelos de válvulas também permitem uma queda mínima de pressão do fluido, pois o disco fica totalmente fora da passagem de fluido.
Principais diferenças
Válvulas Gaveta são fabricadas conforme norma ANSI e as Guilhotinas conforme norma TAPPI.
Quanto ao dimensionamento, as válvulas gaveta são mais largas, flangeadas, além de obedecer às classes de pressão ANSI e estanqueidade API. Sua instalação é bidirecional e, normalmente, aplicada em vapores e fluidos. Sua vedação pode ser encontrada somente em materiais metálicos.
Outra diferença significante entre as duas válvulas está no tamanho do seu disco. As válvulas gaveta possuem discos (cunha) em V, vedando a haste ao corpo. Já a Válvula Guilhotina possui um disco mais fino e afiado, o que ajuda a cortar algum solido que possa impedir o fechamento, evitando assim vazamentos.
As Válvulas Guilhotina, apesar de possuírem modelos bidirecionais, normalmente são unidirecionais, fornecidas com corpo tipo Wafer ou Lug. Sua vedação pode ser feita em qualquer tipo de metal ou resiliente. Guilhotinas possuem ainda três vantagens: menor peso, valor e tamanho que as Gavetas. Em contrapartida, por serem mais robustas, as Gavetas podem trabalhar com pressões maiores do que as Guilhotinas, dependendo, é claro, do material do corpo e da sede.
Aplicações de válvulas gaveta e guilhotina
Existe uma grande variedade de aplicações e industriais que utilizam esses tipos de válvulas.
Industrias: Refinarias; indústria alimentícia; petroquímica; proteção contra incêndio; usina; mineração; sistema de resfriamento etc.
Fluidos: água potável, tratamento de esgoto, água de lavagem, lodo, óleos, fluidos viscosos não inflamáveis, etc.
Entre em contato
Somos especialistas em fornecer válvulas gaveta e guilhotinas de todos os tipos, automatizadas ou não. Entre em contato para te ajudarmos e encontrar a melhor solução para seu projeto.