Existe uma grande variedade de modelos e tamanhos de válvulas de processo que são parte integral de um sistema de controle de fluidos, seja para líquidos ou gases. Elas servem para controlar e regulador o fluxo desses fluidos de uma maneira segura, econômica e de acordo com os requerimentos de cada aplicação.

Tanto as válvulas borboletas como as válvulas borboleta são acionadas com um giro de 90 graus. Esses tipos de válvulas são muito populares por seu relativo baixo custo e longa vida útil. Porém, existem algumas diferenças entre elas que vamos discutir aqui.
Entenda nesse artigo as vantagens e desvantagens da válvula borboleta e da válvula de esfera
O funcionamento de válvulas borboleta e de esfera
Esses 2 tipos de válvulas fazem a grande maioria das aplicações na indústria de processo. Porém elas têm diferenças importantes que devem ser consideradas para escolha da melhor válvula para sua aplicação.
Funcionamento da Válvula de Esfera:
Uma esfera rotativa faz o fechamento e abertura de uma válvula de esfera. Esses tipos de válvula tem um tempo de resposta rápido e são muito fáceis de reparar. São ideais para aplicações relativamente limpas.
As vantagens da válvula de esfera incluem uma excelente vedação com pequeno ou nenhum vazamento quando a válvula está fechada. Na posição aberta, a válvula de esfera (de passagem plena) não oferecerá resistência ao fluido e, portanto, sem queda de pressão quando aberta. A esfera também é relativamente mais fácil de abrir em condições de altas pressões.
As válvulas de esfera são normalmente utilizadas para tamanhos até 6 polegadas, a partir daí elas ficam muito grande e economicamente inviáveis.
Leia aqui artigo completo falando sobre todos os tipos de válvulas de esfera.
Funcionamento da Válvula Borboleta:
A válvula borboleta utiliza um disco para abrir e fechar a passagem do fluido. Quando fechada, o disco bloqueia completamente o fluido, quando aberta o disco fica perpendicular à passagem do fluido.
Uma das maiores vantagens das válvulas borboletas é que elas são relativamente mais econômicas para construir e manter. Elas são as válvulas mais comuns para grandes quantidades de fluido, como em um sistema de distribuição municipal de água. A válvula borboleta também pode ser utilizadas com fluidos sujos como esgoto ou água de rios.
A válvula borboleta sempre tem uma queda de pressão, porque mesmo na condição totalmente aberta, o disco ficará perpendicular ao fluxo, causando essa queda de pressão. Se a pressão diferencial for muito alta, pode ser difícil de abrir uma válvula borboleta.
Essas válvulas são relativamente menores e tem um custo mais econômica em relação aos outros tipos de válvulas de processo.
Para saber mais sobre válvulas borboleta leia nosso artigo aqui.
Materiais de construção
Todos os tipos de válvulas podem ser construídos com diferentes materiais para suportar características de temperatura, fluidos e outras características da aplicação. Existe uma grande variedade de matérias para o corpo e vedações para atender a aplicação.
Para mais detalhes sobre os materiais disponíveis e suas aplicações específicas, consulte a nossa tabela de materiais de válvulas e vedações.
Resumo da comparação entre Válvula de Esfera e Borboleta
Veja abaixo a tabela com as diferenças entre válvula borboleta e válvula de esfera
As válvulas borboletas são mais econômicas e normalmente mais leves que outros tipos de válvula. Uma válvula borboleta para tamanhos maiores (> 6 polegadas) terá um tamanho muito menor que uma válvula de esfera equivalente.
As válvulas borboleta não vedam completamente com uma válvula de esfera e são raramente utilizadas para contar gastes, as válvulas de esfera promovem uma vedação confiável. Em aplicações de alta pressão, uma válvula de esfera irá promover uma característica de fechamento e menos problema para fechar.
Vídeos sobre válvulas de esfera e borboleta
Sobre a MTi
Somos especialistas em soluções para automação de válvulas e fornecemos produtos da mais alta qualidade com um excelente custo benefício.
Entre em contato para ajudarmos em seu projeto.