O atuador pneumático é um dos elementos mais importantes em um circuito pneumático. Vamos mostrar nessa página como é fácil controlar a velocidade de extensão e retração do cilindro pneumático.
É possível aumentar e diminuir a velocidade de movimento do cilindro pneumático. Basicamente, para controlar a velocidade do cilindro precimamos controlar o fluxo de ar que entra e/ou sai do cilindro.
Por fluxo de ar entendemos como a vázão de ar, ou seja o volume dar que passa em um determinado tempo.
Como DIMINUIR a velocidade do cilindro
A maneira mais fácil de controlar a velocidade do atuador pneumático é colocando uma conexão reguladora de fluxo nas portas do atuador, uma conexão como a da foto abaixo.
Essa conexão reguladora permite a passagem de ar normalmente em um sentido, mas no outro sentido ela restringe o fluxo de ar.
Conexão reguladora de fluxo para controlar velocidade do atuador pneumático
Ajustando o parafuso na parte de cima da conexão você restringe mais ou menos a passagem de ar. Ajustando no sentido horário irá restringir a passagem de ar.
A conexão colocada na parte traseira do atuador irá controlar a velocidade de retração do atuador e a conexão colocada na parte da frente do atuador irá controlar a velocidade de extensão.
Utilizando essa conexão não irá diminuir a força de atuação do atuador pneumático, vai simplesmente alterar a velocidade de extensão ou retração.
Vídeo mostrando a redução de velocidade com reguladoras de fluxo
Como AUMENTAR a velocidade do cilindro
Para aumentar a velocidade de atuação do cilindro é necessário aumentar o fluxo de ar para o cilindro. Para isso podemos aumentar os componentes de ligação ou diminuir o caminho de ar colocando, por exemplo, uma válvula de escape rápido.
Aumentar as válvulas e tubulações
Uma opção para aumentar a velocidade é aumentar a válvula de controle do cilindro as mangueiras e conexões. Colocando uma válvula muito pequena para um cilindro pneumático vai restringir o fluxo e diminuir a velocidade do mesmo.
Válvula de escape rápido
Outra opção é diminuir o caminho que o ar tem que percorrer para escapar do cilindro. Usando uma válvula de escape rápido permite que o ar na saída do cilindro escape diretamente no cabeçote do mesmo, não precisando retornar por toda a tubulação e escapar pela válvula de controle.
Sobre a MTi
Somos especialistas em soluções pneumáticas e fornecemos produtos da mais alta qualidade com um excelente custo benefício.
Entre em contato para ajudarmos em seu projeto.