Composição do Ar Atmosférico
A grande maioria das aplicações na automação pneumática utiliza ar atmosférico comprimido. O ar da atmosfera é composto principalmente por Nitrogênio Oxigênio, como demostrado no gráfico abaixo.
Principais gases e sua compatilibade
A grande maioria das aplicações pneumáticas utiliza ar atmosférico comprimido por um compressor para realizar uma força ou movimento (leia mais sobre pneumática aqui). Porém algumas aplicações requerem gases distintos do ar atmosférico e a intenção desse artigo é mostrar para quais gases nossos componentes de automação pneumática podem ser utilizados.
Nitrogênio (N)
O nitrogênio é um gás inerte porque que não reage em condições normais. Como colocado acima, o nitrogênio é o principal componente do ar atmosférico. É possível operar todos nossos produtos pneumáticos com nitrogênio sem nenhuma restrição.
Mas é importante considerar que o gás nitrogênio é muito húmido, e por isso é necessário tratar corretamente o ar para remover as partículas de água do gás, para evitar possíveis danos dos componentes pneumáticos a longo prazo.
Gases nobres: hélio (He), neon (Ne), argônio (Ar), xenônio (Xe)
Os gases nobres também são inertes e não causam nenhuma reação espontaneamente.
Com a exceção do hélio, é possível utilizar nossos componentes pneumáticos com todos esses gases.
As moléculas do hélio são muito pequenas e mais leves que as ar, isso facilita muito o hélio passar por pequenas passagens nos componentes pneumáticos causando vazamentos.
Hidrogênio (H)
O hidrogênio é o primeiro elemento da tabela periódica, sendo, portanto, o elemento mais leve. Devido ao seu pequeno tamanho também é um gás que não deve ser utilizado para sistemas pressurizados.
Além disso, o hidrogênio é extremamente inflamável e vazamentos podem gerar catástrofes, como as dos dirigíveis do passado.
Oxigênio (O2)
O gás oxigênio tem um poder oxidante muito forte e somente pode ser utilizado pressurizado com componentes que não tenham óleos ou graxas minerais. Por isso existem uma norma específica para componentes que podem serem usados com oxigênio. Nossos componentes não são adequados para o uso com o oxigênio por este motivo.
O oxigênio também é altamente inflamável e requer controles mais restritos de vazamento.
Dióxido de carbono (CO2)
O dióxido de carbono e exalado pelos humanos no processo respiratório. Ele também é muito lento em reagir e pode ser usado com um meio de pressão. É possível usar nossos componentes pneumáticos com o CO2 sem nenhum problema.
Propano e butano
Esses gases são extremamente inflamáveis e somente podem ser usados com nossos componentes, quando existir uma mistura com quantidade suficiente de nitrogênio para deixar o gás não inflamável.
Compatibilidade de gases com componentes pneumáticos
Veja abaixo um resumo dos gases que podem e quais não podem ser utilizados com nossos componentes pneumáticos:
Assista nosso curso de pneumática completo
Sobre a MTi
Somos especialistas em soluções pneumáticas e fornecemos produtos da mais alta qualidade com um excelente custo benefício.
Entre em contato para ajudarmos em seu projeto.