Válvula pneumática de retenção pilotada

O que é uma retenção pilotada?

A válvula de retenção pilotada é um componente pneumático simples e útil para aumentar a segurança do sistema. Nesse artigo vamos mostrar como funciona a retenção pilotada e como pode ser usada.

imagem de válvulas de retenção pilotada pneumáticas

Ela é uma válvula de retenção, porque restringe a passagem de ar em umas das direções. Porém a restrição é pilotada, ou seja, quando o piloto é pressurizado a restrição é removida.

Como funciona a válvula de retenção pilotada

Veja o esquema abaixo mostrando como funciona a válvula de retenção pilotada:

imagem explicando como funciona uma válvula pneumática de retenção pilotada

Vídeo mostrando a retenção pilotada

Segurança com a reteção pilotada

Um dos usos mais comuns para essa válvula é adicionar segurança ao sistema. Nesse caso a válvula é conectada nas duas portas de um cilindro pneumático e o piloto é sempre pressurizado liberando a atuação normal do cilindro. Se acontece uma perda de ar no sistema, o piloto despressuriza, bloqueando a saída de ar do cilindro e assim parando o mesmo na posição para impedir possíveis acidentes.

Ela também é muito utilizada no caso de parada de emergência, para garantir que os cilindros não se movam quando o botão de emergência for acionado.

Circuito com a válvula de retenção pilotada

Veja abaixo como podemos montar as válvulas de retenção pilotadas nos lados do cilindro para o cilindro:

imagem de um circuito com válvula de retenção pilotada

Circuito para travar a posição do cilindro

Um outro uso para as válvulas de retenção pilota é para parar o cilindro em uma posição. A precisão de parada não é boa porque o ar é compressível. Na verdade, o posicionamento de um cilindro pneumática no meio de curso é bem complexa por essa razão. Porém, o uso de uma válvula retenção pilotada pode ser uma opção barata que atenda uma determinada aplicação.

Nessa aplicação utilizamos uma válvula 5/3 (5 portas e 3 posições) que aciona o cilindro. Essa válvula teria que ser com “centro escape”, ou seja, na posição central da válvula é retirada a pressão do cilindro. Com isso na posição central as válvulas de retenção pilotadas são despressurizadas, bloqueando o cilindro pneumático.

Veja abaixo o diagrama dessa montagem:

imagem mostrando o circuito pneumático com uma válvula 5/3 e retenção pilotada

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