Pistão Pneumático – Guia Completo

1- O que é um pistão pneumático?

O pistão pneumático é usado para exercer uma força ou movimento em projetos de automação. É também conhecido como cilindro pneumático ou atuador pneumático. Nesse artigo vamos mostrar como funciona, todos os tipos e como especificar um pistão pneumático.

pistões pneumáticos - fabricamos todos os tipos de pistão

O pistão pneumático é limpo e fácil de ser instalado e por isso ainda muito utilizado em uma grande variedade de aplicações em todo tipo de indústria.

Nesse artigo vamos entrar em todos os detalhes de opções, tipos e como especificar um pistão pneumático.

Vídeo mostrando tudo sobre pistões pneumáticos

1.1- As partes de um pistão pneumático

Abaixo mostramos as principais partes de um pistão pneumático ISO comum.

Imagem das partes de um cilindro pneumático
  • Haste: peça que vai se movimentar para mover algo ou exercer uma força. Um dos lados da haste se conecta ao êmbolo que se move dentro da camisa.
  • Camisa: a camisa (normalmente de alumínio) oferece a guia para o embolo e haste se movimentarem.
  • Cabeçotes dianteiros e traseiros: onde ficam os anéis de vedações, sistema de amortecimento e opções de montagem para o pistão.

2- Tipos de pistões pneumáticos

Abaixo mostramos os principais tipos de pistões pneumáticos usados na indústria. 

2.1- Pistão pneumático de dupla ação

O pistão pneumático de dupla ação é o mais comum no mercado. Ele utiliza ar comprimido para mover o pistão nas duas direções, extensão e retração. Como vemos na imagem animada.

animação do cilindro pneumático de dupla ação

A velocidade de extensão e retração do pistão pneumático pode ser controlada de diversas maneiras, veja como controlar a velocidade do cilindro pneumático aqui.

2.1.1- Pistões pneumáticos com amortecimento ajustável

O amortecimento no fim de curso é comum em pistões maiores para reduzir o impacto e aumentar a vida útil do pistão.

imagem animada do amortecimento de fim de curso de um cilindro pneumático

A imagem animada acima mostra o funcionamento do amortecimento. Basicamente a haste do pistão tem um diâmetro maior quando chega perto do fim do seu curso, restringe o escape do ar e com isso amortece o pistão. A restrição da passagem do ar pode ser ajustada com parafusos de ajuste em cada lado do pistão pneumático.

Imagem do funcionamento do amortecimento de um cilindro pneumático

2.1.2- Pisão pneumático com embolo magnético

O pistão com êmbolo magnético é interessante para você saber a posição exata do pistão pneumático e, por exemplo, mandar um sinal para um CLP avisando que o pistão chegou no fim de curso.

imagem animada do sensor para cilindro pneumático

A imagem animada acima mostra o funcionamento do pistão magnético acionando sensores que são posicionados no lado externo do pistão. 

imagem do sensor para cilindro pneumático ISO

2.2- Pistão pneumático de simples ação com retorno por mola

Os pistões de simples ação com retorno por mola têm a força de um lado do pistão exercida pelo ar comprimido e do outro lado do pistão por uma mola. O funcionamento desse pistão é demonstrado na animação abaixo.

animação do cilindro pneumático de simples ação

Muita gente pensa que o pistão pneumático de simples ação com retorno mola é mais simples e mais comumente usados do que o pistão de dupla ação mas, na verdade, é o contrário. O pistão com retorno mola é mais complexo de fabricar, com mais peças, o que o torna muito mais caro que o cilindro de dupla ação. Então ele não é muito comumente utilizado, a não ser em aplicações específicas.

Algumas vezes este tipo de pistão é utilizado em aplicações que requerem um nível maior de segurança, porque mesmo que a energia elétrica e ar comprimido acabe, a mola ainda garante que o pistão retorne para a posição inicial. Ele pode ser construído com a mola para retrair ou estender o cilindro.

2.3- Pistão pneumático sem haste

O pistão sem haste, como o nome diz, não tem haste. Ele foi desenvolvido por uma necessidade de economizar o espaço. O tamanho do pistão não muda e uma guia se movo linearmente sobre a extensão do pistão . Ou seja, o movimento do cilindro é produzido sem aumentar o tamanho ocupado pelo pistão .

Imagem do cilindro pneumático sem haste MTi
imagem animada do cilindro pneumático sem haste

A animação acima demonstra como ele funciona, o pistão pneumático sem haste além de economizar espaço pode ser interessante, pois permite altas velocidades de acionamento. Leia mais sobre pistão sem haste em nosso artigo aqui.

2.4- Pistão pneumático rotativo

Os pistões pneumáticos rotativos realizam um movimento rotatório em vez de um movimento linear como a maioria dos pistões. Existem basicamente dois tipos de pistões rotativos, os de aleta e os de pinhão e cremalheira.

2.4.1- Pistão pneumático rotativo de aleta

Esse tipo de pistão pneumático gira na medida que as aletas internas são pressionadas pelo ar comprimido.

O pistão pneumático rotativo de aleta exerce um movimento rotatório até 270 graus, podendo ser ajustado a grau de abertura com pinos de ajuste.

imagem animada do cilindro pneumático rotativo

2.4.2- Pistão pneumático rotativo de pinhão e cremalheira

Esse tipo de pistão na verdade transforma o movimento linear do pistão do pistão em movimento giratório com o uso de engrenagens.

Muito comumente usado para atuar uma válvula de processo maior. Ele é diretamente montado acima de uma válvula de processo para exercer a força giratória para abrir uma válvula de processo.

Abaixo vemos uma válvula de processo automatizada onde pode-se ver o atuador pneumático de pinhão e cremalheira.

Leia também nos artigo completo falando especificamente sobre atuadores para válvulas.

Imagem da válvula de esfera automatizada

2.5- Molas pneumáticas

As molas pneumáticas também são um tipo de pistão pneumático sem haste, de simples ação. Eles se estendem quando inflados e retraem quando a pressão é removida. O curso (extensão) do movimento é relativamente curto, porém muito poderoso.

imagem de molas pneumáticas (belows)

As principais aplicações desse tipo de pistão pneumático é para isolar vibrações enquanto apoia um grande peso.

2.5- Molas pneumáticas

As molas pneumáticas também são um tipo de pistão pneumático sem haste, de simples ação. Eles se estendem quando inflados e retraem quando a pressão é removida. O curso (extensão) do movimento é relativamente curto, porém muito poderoso.

imagem de molas pneumáticas (belows)

As principais aplicações desse tipo de pistão pneumático é para isolar vibrações enquanto apoia um grande peso.

2.6- Pistão pneumático do tipo ISO

Os pistões pneumáticos do tipo ISO são muito comuns no mercado. Eles são fabricados de acordo com a norma ISO 15552, o que significa que os pistões pneumáticos ISO são intercambiáveis entre os diferentes fabricantes. Apesar das partes internas não terem que ser construídas da mesma maneira, a norma garante que as dimensões externas e montagens sejam exatamente iguais para todos fabricantes.

Leia aqui um artigo completo sobre a norma ISO para pistão pneumático.

Abaixo vemos as normas ISO aplicadas à pistões pneumáticos:

imagem da norma ISO para cilindros pneumáticos

2.7- Pistão pneumático com haste passante

O pistão pneumático de haste passante tem haste dos dois lados do pistão, então exercem força e movimento para ambos lados. Existem algumas aplicações onde estes tipos de pistões são utilizados, especialmente em correias transportadoras.

2.8- Pistão pneumático com múltiplas posições

O pistão pneumático com múltiplas posições é basicamente a união de 2 ou mais pistões pneumáticos. Como podemos ver abaixo, unindo 2 pistões pneumáticos conseguimos ter uma combinação de 4 posições diferentes de atuação.

imagem do cilindro pneumático de múltiplas posições

2.9- Pistão pneumático anti-giro

Um pistão pneumático anti-giro possui guias para impedir que a haste gire no seu próprio eixo. Isso porque em um pistão pneumático comum, a haste é livre para girar. É útil em algumas aplicações de posicionamento.

imagem do cilindro pneumático anti-giro

2.10- Pistão pneumático com guia

Um pistão pneumático comum é feito para suportar esforços na direção contraria do seu eixo (sua haste). Quando o pistão pneumático é submetido a forças não axiais, é importante utilizar um pistão com guia, para evitar que a haste se deforme com esses esforços fora do eixo.

imagem do cilindro Airtac de tripla haste TCM

2.11- Pistão pneumático com freio

O pistão pneumático com trava tem um freio montado em um dos cabeçotes. O freio está constantemente travando o pistão e para liberar o pistão é preciso colocar pressão de ar no freio.

Leia tudo sobre o pistão pneumático com freio aqui.

imagem do cilindro com freio

2.12- Pistão pneumático com curso ajustável

Também é possível fabricamos um pistão pneumático que pode ter o curso modificado com o ajuste de um parafuso, por exemplo.

Veja mais informações aqui, ou veja nosso vídeo abaixo.

imagem do cilindro com freio

2.13- Outros pistões especiais

A MTi também fabrica pistões pneumáticos especiais para algumas aplicações, onde podemos ter ambientes com alta temperatura ou exposto a químicos agressivos.

Pistões pneumáticos fabricados para suportar altas temperaturas devem ter todos os seus materiais e selantes compatíveis com a temperatura que forem submetidas, utilizando vedações em viton, por exemplo, pode suportar até 180 graus Celsius.

Fabricamos também muitos pistões expostos a ambientes agressivos e nesse caso fazemos um tratamento químico além de pintura especial em todas as partes do pistão para aumentar em muito a resistência às intempéries. Além disso adicionamos proteções sanfonadas para evitar ingresso de contaminantes no pistão .

Também somos especialistas na fabricação de pistão com posicionadores para um posicionamento preciso de parada do pistão pneumático.

Vídeos sobre pistões especiais fabricados pela MTi:

3- Como especificar um pistão pneumático

Finalmente vamos falar sobre as duas características mais importantes para especificar um pistão pneumático, o diâmetro e o curso do pistão.

Quase todos fabricantes colocam no número de parte do pistão uma indicação do diâmetro e curso do pistão. Então um pistão com o diâmetro de 40mm e curso de 200mm terá em seu código, por exemplo, 40X200. Nosso código para um pistão ISO com diâmetro de 80mm e curso de 500mm, por exemplo, será: CISO-80X500. Com isso sabemos se tratar de um cilindro com diâmetro de 80mm e curso de 500mm

3.1- Diâmetro do pistão pneumático

O diâmetro do pistão é basicamente a variável principal para determinar a força que o pistão pneumático irá exercer. Quando maior o diâmetro, maior a força porque a área em que a pressão de ar irá atuar será maior. Lembrando que Força = Pressão x Área. O diâmetro aqui se refere ao diâmetro interno do pistão, e não o externo.

A tabela abaixo indica a força que um pistão irá exercer para diversos diâmetros de pistões. Note que a força muda também com a pressão do ar disponível do sistema e também que a força na extensão é maior que a força na retração do pistão, já que a área útil do pistão é menor na retração.

3.2- Curso ou extensão de um pistão pneumático

O curso ou extensão do pistão é a distância que o pistão percorrerá quando for atuado.

Para descobrir qual o curso de um pistão, basta medir quanto a ponta do pistão se move da posição totalmente retraída para a posição totalmente estendida, como na imagem abaixo.

imagem sobre como descobrir o curso de um cilindro pneumático

4- Opções de montagem para pistões pneumáticos

Existe uma grande opção de montagens para os pistões pneumáticos, abaixo um quadro mostrando os acessórios de montagem mais comuns.

5- Preço de um pistão pneumático

O preço de um pistão pneumático varia muito dependendo muito do tamanho e tipo. Começando por pistões por menos de R$100.00 até milhares de reais em pistões maiores. Você pode visitar nossa loja virtual e ver preços de pistões pneumáticos e acessórios, mesmo sem se cadastrar.

 

Sobre a MTi

Somos especialistas em soluções pneumáticas e fornecemos pistões pneumáticos da mais alta qualidade com um excelente custo benefício. 

Entre em contato para ajudarmos em seu projeto. 

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