Velocidade de um cilindro pneumático

A velocidade do cilindro pneumático não depende tanto do tipo do cilindro, mas sim a velocidade que o ar entra no cilindro quando a válvula for atuada. A imagem abaixo mostra como o cilindro funciona durante sua extensão e retração.

imagem da velocidade de extensão e retração do cilindro pneumático

Fatores que determinam a velocidade do cilindro

  • Tamanho da válvula: se a válvula for muito pequena, com um orifício de passagem que restrinja a passagem de ir, reduzira a velocidade potencial do cilindro
  • Tubulação: a tubulação também deve ser adequada para não restringir a passagem de ar, quanto maior o diâmetro do tubo, maior será a passagem de ar
  • Distância dos componentes: quanto maior a distância que o ar terá que percorrer para entrar no cilindro ou sair do cilindro para atmosfera, menor será a distância do cilindro. Veja em um vídeo de nosso canal abaixo como conseguimos aumentar a velocidade do cilindro simplesmente colocando uma válvula de escape rápido e assim fazendo o caminho do ar para atmosfera muito mais curto.
  • Volume de ar disponível: se o cilindro for muito grande pode tornar-se necessário colocar um reservatório de ar perto do cilindro para garantir uma alta velocidade de atuação.
  • Pressão de ar: quanto maior a pressão de ar, maior será a velocidade de atuação do cilindro pneumático. Portanto, uma maneira fácil de aumentar a velocidade é aumentar a pressão.

Vídeos sobre controle de velocidade de cilindros

Velocidade teórica do cilindro pneumático

Um cilindro pneumático, em geral, terá uma velocidade de atuação de 300 a 800 mm/s. Se consideramos um média de 500mm/s, isso quer dizer que um cilindro que tenha um curso de 500m irá atuar em 1 segundo.

Para calcular a velocidade de atuação do cilindro, precisamos saber qual é o fluxo de ar que entra no cilindro pneumático. Este número pode ser obtido pelas curvas fluxo da válvula que atua o cilindro pneumático. A fórmula para calcular a velocidade de um cilindro é:

Velocidade (mm/s) = 16666,7 * Fluxo (l/min) / Área (mm2)

Sendo:

  • Fluxo(l/min):a quantidade de ar que entra no cilindro pneumático. Para saber o fluxo de ar, basta ver a tabela de fluxo de ar da válvula usada em seu sistema, veja a tabela de fluxo de nossas válvulas aqui (LINK).
  • Área: a área útil de atuação do cilindro. A extensão do cilindro a área útil é o diâmetro interno do cilindro, mas na retração tem que ser descontando a área da haste para o cálculo da velocidade. Por isso a retração sempre será um pouco mais lenta do que a extensão.

Sobre a MTi

Somos especialistas em soluções pneumáticas e fornecemos produtos da mais alta qualidade com um excelente custo benefício. 

Entre em contato para ajudarmos em seu projeto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias dos Artigos

Artigos Relacionados

Como controlar a força de um pistão pneumático?

principais elementos de um circuito pneumático

Circuito Pneumático: Guia Completo para Entender e Projetar

imagem de cilindros pneumáticos de dupla ação

Cilindro Pneumático de dupla ação

Cilindro pneumático Sem Haste com Guia

Preço de Cilindros Pneumáticos

imagem do artigo sobre manutenção de cilindros pneumáticos

Manutenção de cilindros pneumáticos

imagem do artigo sobre cilindros com proteção sanfonada

Cilindro pneumático com sanfona de proteção

imagem do cilindro pneumático com posicionador de 4-20mA

Cilindro pneumático linear com posicionador

imagem de pistões pneumáticos em aço inox 316L

Pistão pneumático com aço inoxidável 316L

1 2 3 4
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?