Velocidade de um cilindro pneumático

A velocidade do cilindro pneumático não depende tanto do tipo do cilindro, mas sim a velocidade que o ar entra no cilindro quando a válvula for atuada. A imagem abaixo mostra como o cilindro funciona durante sua extensão e retração.

imagem da velocidade de extensão e retração do cilindro pneumático

Fatores que determinam a velocidade do cilindro

  • Tamanho da válvula: se a válvula for muito pequena, com um orifício de passagem que restrinja a passagem de ir, reduzira a velocidade potencial do cilindro
  • Tubulação: a tubulação também deve ser adequada para não restringir a passagem de ar, quanto maior o diâmetro do tubo, maior será a passagem de ar
  • Distância dos componentes: quanto maior a distância que o ar terá que percorrer para entrar no cilindro ou sair do cilindro para atmosfera, menor será a distância do cilindro. Veja em um vídeo de nosso canal abaixo como conseguimos aumentar a velocidade do cilindro simplesmente colocando uma válvula de escape rápido e assim fazendo o caminho do ar para atmosfera muito mais curto.
  • Volume de ar disponível: se o cilindro for muito grande pode tornar-se necessário colocar um reservatório de ar perto do cilindro para garantir uma alta velocidade de atuação.
  • Pressão de ar: quanto maior a pressão de ar, maior será a velocidade de atuação do cilindro pneumático. Portanto, uma maneira fácil de aumentar a velocidade é aumentar a pressão.

Vídeos sobre controle de velocidade de cilindros

Velocidade teórica do cilindro pneumático

Um cilindro pneumático, em geral, terá uma velocidade de atuação de 300 a 800 mm/s. Se consideramos um média de 500mm/s, isso quer dizer que um cilindro que tenha um curso de 500m irá atuar em 1 segundo.

Para calcular a velocidade de atuação do cilindro, precisamos saber qual é o fluxo de ar que entra no cilindro pneumático. Este número pode ser obtido pelas curvas fluxo da válvula que atua o cilindro pneumático. A fórmula para calcular a velocidade de um cilindro é:

Velocidade (mm/s) = 16666,7 * Fluxo (l/min) / Área (mm2)

Sendo:

  • Fluxo(l/min):a quantidade de ar que entra no cilindro pneumático. Para saber o fluxo de ar, basta ver a tabela de fluxo de ar da válvula usada em seu sistema, veja a tabela de fluxo de nossas válvulas aqui (LINK).
  • Área: a área útil de atuação do cilindro. A extensão do cilindro a área útil é o diâmetro interno do cilindro, mas na retração tem que ser descontando a área da haste para o cálculo da velocidade. Por isso a retração sempre será um pouco mais lenta do que a extensão.

Sobre a MTi

Somos especialistas em soluções pneumáticas e fornecemos produtos da mais alta qualidade com um excelente custo benefício. 

Entre em contato para ajudarmos em seu projeto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias dos Artigos

Artigos Relacionados

1 2 3 4
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?