Nesse artigo vamos mostrar como objetos podem ser detectados em processos de automação industrial com a ajuda de sensores.
Os sensores podem detectar uma grande variedade de materiais, como metais, não metais, sólidos e líquidos. Tudo isso feito completamente sem Contato. Você pode usar campos magnéticos, luz ou som par fazer isso. O tipo de material que vocês estão tentando detectar vai determinar qual a melhor tecnologia do sensor para você usar.
Tipos de sensores para automação industrial:
- Indutivos, para detectar qualquer tipo de objeto metálico a pouca distância
- Capacitivos, para detectar a presença ou nível de quase todo tipo de material sólido ou líquido a pouca distância
- Fotoelétricos, como por difusão, refletivo ou feixe passante detecta praticamente quaisquer objetos a qualquer distância
- Ultrassónicos, para detectar praticamente qualquer tipo de objeto a qualquer distância
Diferentes sensores para diferentes aplicações de automação industrial
O tipo de sensor vai depender do tipo de aplicação. Por exemplo, você vai usar um sensor diferente para detecção de um material metálico, outro para não metálico, magnético ou para detecção de níveis.
Detectando metais
Se uma peça ou objeto metálico precisa ser detectado a curta distância, então um sensor indutivo será o melhor custo benefício. Os sensores indutivos facilmente detectam as peças numa curta distância. Se uma peça está faltando em uma linha de produção, esse sensor facilmente detectará o problema.
Sensores fotoelétricos detectam objetos pequenos, por exemplo, molas metálicas na linha de processamento, garantindo uma correta instalação e garantindo a continuidade do processo. Esses sensores funcionam a maior distância sem problemas.
Detectando material não metálico
Se você está precisando detectar objetos não metálicos como, por exemplo, a altura de uma pilha de papel, então sensores capacitivos são a melhor solução. Isso garantirá que o processo de impressão roda continuamente sem problemas. Agora, se você está verificando a presença de células fotovoltaicas ou objetos similares no processo de fabricação, então sensores fotoelétricos seriam a melhor opção para esta aplicação.
Detecção magnética
Uma peça magnética é colocada no dispositivo e o sensor magnético detectará quando o campo magnético se aproxima do sensor. Um exemplo comum é o sensor magnético de um cilindro pneumático (mostrado abaixo). Quando o pistão (que é magnético) do cilindro passa por um determinado ponto do curso ele ativa o sensor.
Detecção de nível
E se você precisar detectar o nível de grãos em um container? Uma das possíveis solução seria usar sensores capacitivos. Para fazer isso 2 sensores são posicionados no container, distanciados para medir diferentes níveis. Um sinal é gerado quando o nível inferior e superior seja atingido, evitando encher mais do que o necessário e repondo o material quando chegar no mínimo. Agora, se você precisar medir com precisão a altura de preenchimento precisamente, a melhor solução seria um sensor ultrassônico.
A MTi possui uma linha ampla de sensores. Qualquer dúvida ou necessidade de detecção em seu processo de automação, entre em contato. Estamos à disposição para ajudar.