O Protocolo HART na Instrumentação

O que é o protocolo HART?

O protocolo HART é um protocolo (linguagem) de comunicação para instrumentos na indústria de processo. HART é a sigla em inglês para Highway Addressable Remote Transducer.

Foi criado nos anos 90 e esse protocolo padroniza o envio e recebimento de dados digitais através de cabos de sinais analógicos (4 a 20mA), entre os dispositivos e seus controladores. É o protocolo de comunicação de instrumentos mais difundido no mundo.

O controlado, ou host, pode ser um software, um dispositivo portátil, um CLP, um computador ou qualquer outra sistema de controle.

O protocolo Hart é confiável e robusto, sendo instalado em mais de 40 milhões de dispositivos no mundo inteiro.

imagem do funcionamento do protocolo HART na instrumentação

Os dados digitais (0s e 1s) são enviados simultaneamente com o sinal analógico (4 a 20mA), utilizando um padrão de deslocamento de frequência.

Com isso, o sinal digital consegue ser realizado pelos mesmos 2 fios de uma comunicação analógica de 4 a 20mA.Com isso, o protocolo proporciona alguns dos benefícios do fieldbus, mas mantendo a compatibilidade com a instrumentação analógica e fiação existente dos sistemas 4-20mA existentes.

O sinal digital em baixo nível é superposto no sinal analógico de 4-20 mA. No sinal digital superposto, uma frequência de 1200Hz significa um “1”, e a frequência de 2200Hz significa um “0”.

O sinal de 4-20 mA é para a variável principal do equipamento.

Os sinais digitais são para os comandos, configurações, status, diagnósticos, etc.

O uso dessa tecnologia vem crescendo rapidamente e hoje virtualmente todos os maiores fabricantes de instrumentação mundiais oferecem produtos dotados de comunicação HART.

Os Benefícios do Protocolo de Comunicação HART

Aumentar a eficácia do processo e diminui tempos de parada

  • Variáveis adicionais de processo ajudam a melhorar a operação
  • Aviso imediato sobre desvios no processo
  • Diminui o tempo de resolução de problemas
  • Diminui riscos de paradas e perdas no processo
  • Diagnostico remoto permite redução de custos testes in-loco

Capacidade Digital e Analógica

  • Acesso a todos os parâmetros e diagnóstico do instrumento
  • Suporta instrumentos multivariáveis
  • Acompanhamento online do instrumento
  • Comunicação analógica e digital simultânea
  • Compatível com fiação e equipamentos 4-20 mA já existentes

Interoperabilidade e disponibilidade

  • Padrão totalmente aberto
  • Comandos universais e estrutura de dados
  • Vasto conhecimento e operadores com conhecimento
  • Tecnologia provada em campo, protocolo mais usado na indústria
  • Crescente variedade de produtos

Modos de comunicação do protocolo HART

Dispositivos com HART podem ser operados com dois tipos distintos de configuração:

Ponto a Ponto

Nesta configuração, o sinal tradicional de 4-20 mA é usado para definir uma variável, enquanto outras variáveis de processos importantes seriam comunicadas através de sinais digitais através do protocolo HART.

Dessa forma, o sinal digital HART oferece acesso a variáveis secundárias, bem como dados importantes relativos ao comissionamento, manutenção e diagnósticos e assim por diante.

O protocolo HART pode suportar até dois mestres – mestres primários e secundários. O mestre principal pode ser controladores lógicos programáveis (CLP), sistemas de controle distribuído (DCS) e um computador pessoal (PC). Os mestres secundários podem ser qualquer PC ou um terminal portátil.

imagem da comunicação HART ponto a ponto

Transmissores, controladores e atuadores são alguns dispositivos escravos normalmente conectados ao mestre primário ou secundário. Os dispositivos mestres primários e secundários não interferem no funcionamento um do outro.

Multipontos

É um modo de comunicação em pulsos, onde os dispositivos se comunicam com uma frequência de mais de 3 pulsos por segundo.

A comunicação com multipontos (multidrop) permite vários dispositivos em um único par de fios. Quando este modo é usado, a comunicação analógica não é disponível.

Todas as variáveis de processo são transmitidas digitalmente. Todos os dispositivos de campo neste modo têm endereços de rede >0.

Cada instrumento HART tem um número de endereço de rede, que normalmente é definido como um valor de zero (0). Um endereço de rede é um número usado para distinguir um dispositivo de outro em uma rede de transmissão, de modo que as mensagens transmitidas pela rede podem ser direcionadas para destinos específicos.

Quando um instrumento HART opera no modo Ponto a Ponto, onde deve ter seu próprio par de fios dedicado para cada instrumento, não há necessidade de mudar o endereçamento.

Um endereço (>0) somente se torna necessário quando vários dispositivos estão conectados à mesma fiação de rede (Multipontos), e surge a necessidade de distinguir digitalmente um dispositivo de outro na mesma rede.

imagem da comunicação HART multipontos

Portanto a única coisa necessária para usar o dispositivo no módulo Multipontos é colocar um endereço de rede diferente de 0. Os números de endereços em si são irrelevantes, desde que fiquem dentro da faixa de 1 a 15 e sejam exclusivos dessa rede.

A maior desvantagem de usar instrumentos HART no modo Multipontos é sua velocidade lenta devido à taxa de dados do protocolo HART (1200 bits por segundo). Pode levar vários segundos para acessar um dado de instrumentos específicos em uma rede assim.

Para algumas aplicações, como a medição da temperatura, este tempo de resposta lento pode ser aceitável. Para processos inerentemente mais rápidos, como o controle de fluxo líquido, não seria suficientemente rápido o suficiente para fornecer informações atualizadas para que o sistema de controle atue.

Acessórios de interface

O protocolo HART é muito versátil e componentes com esse protocolo podem ser facilmente conectados a sistemas com outras redes de controle.

Existem uma grande variedade de adaptadores para conectar dispositivos HART, como:

  • Adaptador para Ethernet
  • Mestres para controlar HART em redes Fieldbus (Profibus, Fildbus Foundation, Modbus, etc)
  • Adaptadores USB entre outros.

Posicionadores de válvula com protocolo HART

Nós fornecemos posicionadores de válvulas com protocolo HART, veja as especificações técnicas de nosso posicionador HART.

Entre em contato com a MTi, somos especialistas em soluções de automação industrial.

Categorias dos Artigos

Artigos Relacionados à Automação Industrial

sistema completo para monitorar a eficiência do sistema de ar comprimido

Sistema de monitoramento de consumo de ar comprimido

imagem de painéis eletro pneumáticos INOX da MTi

Painel de controle em Aço Inox para áreas classificadas

imagem de automação industrial

Guia de Automação Industrial

imagem do artigo sobre a ilha de válvulas para indústria 4.0

Ilha de válvulas pneumáticas inteligentes para a indústria 4.0

Comparação entre Pneumática e Hidráulica

imagem do artigo sobre a pneumática na indústria de alimentos e bebidas

Pneumática na Indústria Alimentícia

Bombas pneumáticas

Painéis de controle Eletropneumáticos

imagem do artigo sobre elementos lógicos pneumáticos E e OU

Elementos lógicos pneumáticos E – OU

Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?