O novo relatório da Federação Internacional de Robótica (IFR em inglês – https://ifr.org/) traz números interessantes sobre um excelente crescimento do mercado global de robótica, mas por outro lado mostra como nós aqui no Brasil estamos atrasados e ainda temos muito que recuperar na implementação de robótica industrial.
A utilização de robôs pelo mundo vem crescendo muito, como indicado pelo gráfico abaixo. O crescimento das vendas de robôs no mundo em 2017 foi de 31% em comparação a 2016. Essa taxa de crescimento é muito acima da média do crescimento dos últimos anos mostrando que cada vez mais o investimento em robótica industrial traz retornos rápidos para seus usuários.
Em 2017 o faturamento global de robôs na indústria foi de aproximadamente U$ 50 bilhões e a projeção de crescimento desse mercado para os próximos 5 anos é de 15% por ano, em média. Essa é um dos ramos da indústria que mais crescem e tem potencial no futuro. Hoje temos 2 milhões de robôs instalados e operando em fábricas pelo mundo e a estimativa é que superemos os 3 milhões de robôs antes de 2020.
A Ásia continua de longe sendo o maior mercado mundial, sendo a China o País que mais tem robôs instalados nos últimos anos.
A robótica industrial no Brasil
A evolução da implementação de robôs na indústria brasileira é muito baixa se comparada com os outros países emergentes. Temos muito o que evoluir e entender que investimento em automação com robôs é um dos meios que ajudam a aumentar a competitividade da indústria brasileira.
No Brasil foram vendidos 1.500 robôs em 2017. Para comparar, a China instalou 115.000 robôs no mesmo ano (75x mais) e os EUA instalaram 46.000 robôs em 2017. No México foram vendidos 4 vezes mais robôs do que no Brasil, então está claro o grande abismo que temos quando falamos de robótica industrial.
Veja abaixo o gráfico de vendas de robôs industriais por país.
Novas tendências da indústria ajudam o futuro dos robôs
Os robôs estão mudando e adaptando a uma nova demanda da indústria global. Hoje estamos mudando de uma industrial que produzia em alto volume poucos produtos para um indústria que produz baixos volumes de muitos produtos.
Além disso, está cada vez mais difícil encontrar mão de obra qualificada para executar um determinado trabalho. Hoje as pessoas estão cada vezes menos interessadas em executarem trabalhos repetitivos ou manuais.
O constante aumento de custo de mão de obra e retorno mais rápido no investimento devido a uma redução considerável no custo de implementação faz o uso de robôs tornar-se viável em um número maior de indústrias e aplicações.
O aumento da preocupação com segurança no trabalho também ajuda no aumento da disseminação de aplicações para robôs.
O futuro da robótica industrial
Um dos grandes desafios da indústria de robótica industrial é simplificar ainda mais a programação, operação e manutenção de robôs na linha de produção.
A tendência também é um aumento de conectividade dos robôs na indústria. Diferentes tipos de sensores serão acoplados na automação com robôs e controlados por plataformas simples de visualização e controle da informação.
Os robôs colaborativos também são uma forte tendência nesse mercado.Os robôs colaborativos são aqueles que podem ser operados junto com um operador humano, na mesma área, sem riscos. Esses tipos de robôs estão mudando os limites tradicionais do que pode ser automatizado. Muitas vezes a possibilidade de colaboração do robô com o humano também traz resultados de aumento de produtividade.
Como implementar seu primeiro projeto de automação com robôs?
Entre em contato com a MTi para podermos ajudar a você desenvolver um estudo de viabilidade de uso de robôs para sua aplicação. Cada vez mais o investimento em robôs traz retornos mais rápidos. Entre em contato para trabalharmos juntos nesse projeto.